terça-feira, 26 de abril de 2011

"A importância da organização dos espaços físicos e pedagógicos escolares ligados a uma proposta significativa da Educação, considerando a diversidade das escolas brasileiras"

As escolas precisam se preocuparem em organizar bem os espaços escolares, se preocupando em atender todas as necessidades dos educandos, educadores. Esse espaço deve proporcionar uma aprendizagem prazerosa, acolhedora, não servir como depósitos de crianças, em que pais e/ou responsáveis deixam lá no início do dia e só voltam à noite para pegá-los, mas sim, um ambiente de muitas conquistas e descobertas a cada dia.
O educador precisa organizar o seu ambiente de trabalho de forma a fazer com que os educandos que entrarem pela porta se sintam acolhidos, devendo estar motivado para que essa motivação seja transmitida para os mesmos, sendo assim, irá despertar o interesse, a curiosidade de saber sempre mais, fazendo perguntas, discutindo ideias, e com isso, aprenderem com as descobertas surgidas.
A escola deve estar atenta as necessidades da comunidade local, respeitando as necessidades de cada um, respeitando as diferenças e dificuldades que apresentarem no decorrer do período. Se pensasr nas facilidades que terão, o aprendizado ocorrerá de forma espontânea no qual obtiram um bom resultado no final.