sábado, 18 de junho de 2011

PEDAGOGIA E ESPAÇOS EDUCATIVOS -

Na cidade em que moro dá-se muita importância para o ECA, já há alguns anos foi instalado o Conselho Tutelar e a maioria dos casos em que necessite alguma intervenção é encaminhado ao órgão competente.
Temos também atualmente um trabalho de parcerias dentro das escolas municipais com orientadores pedagógicos, psicólogos, assistentes sociais e educação não formal com projetos pela Fundação 10 de Agosto e Sobloco construtora, vários projetos realizados pela Prefeitura abertos tanto para as escolas Municipais como para as Estaduais do Município, entre outros, estão sendo feitos vários encontros para tentar melhorar o quadro educacional, apesar de sempre haver uma ou outra ocorrência  de violência nas escolas, a porcentagem seja bem menor do que outras cidades.
Pelo que sabemos os Profissionais da Educação estão atualizados, conscientes e preocupados com a violência que assola a área educacional, porem estão sempre cobrando medidas no âmbito político sócio-cultural, trazendo desta forma um menor índice de evasão e violência escolar.


Postado por Eliane Selma El Harati .

sexta-feira, 10 de junho de 2011

DIVERSIDADE NA ESCOLA (ACRÓSTICO) Memórias

Da minha infância querida
Infindos momentos que jamais esqueci
Vivos estão como se fosse hoje
Embora façam parte de outro tempo
Relembrar minha primeira escola
Sobretudo os amigos que lá deixei
Inúmeras brincadeiras e jogos
Desenhos coloridos, histórias e poesias
Algumas recordações e memórias
De uma infância saudosa e feliz!
Eu ainda guardo de minha escola!

Na minha escola 
A classe era todos diferente

Eramos felizes sendo diferente!
Ser diferente é ser normal
Cada amigo, cada professor, uma boa lembrança...
Olhei-me agora e vi que cresci. Oh!
Lamentei-me!
Afinal, havia deixado de ser criança!


                            (Sonia Carvalho dos Santos)



quinta-feira, 9 de junho de 2011

"Livros para serem apreciados e trabalhados em sala de aula a diversidade"


tudo+bem+ser+diferente
Tudo bem ser diferente trabalha com as diferenças de cada um de maneira divertida, simples e completa,alcançando o universo infantil e trabalhando com assuntos que deixam os adultos de cabelos em pé como adoção, separação de pais, deficiências físicas, preconceitos raciais, entre outros.
Editora: Panda Books
Autor: Todd Parr 



convivendo+com+meninas+e++meninos


Quais as diferenças entre meninas e meninos? Qual o papel de cada um? Há igualdade entre eles? Ética, tolerância, convivência... Tudo isso também é assunto de criança.
Conta história do dia a dia, jogos, testes e informações valiosas que ajudam a criança a perceber que ela também faz parte da sociedade e tem um papel importante nela.
Editora: Ática
Autor: Unicef

na+minha+escola+todo+mundo+e+igual


Uma escola em que todos os alunos convivem em harmonia, procurando superar as diferenças, inclusive físicas, para que todas sejam, realmente, iguais.
Autora: Rossana Ramos & Priscila Sanson
Editora: Cortez



alguem+muito+especial


Tico deseja muito ter um irmão. Um dia seu desejo se concretiza e o China entra em sua vida. Mas como aprender a conviver com aquele companheiro que não responde às suas brincadeiras? Aos poucos, numa linguagem que nasce do fundo do coração, que dispensa as palavras e os gestos, Tico aprende a compreender seu irmão excepcional.
Autora: Miriam Portela
Editora: Moderna

quarta-feira, 8 de junho de 2011

"Parceria com ONGs"




Na cidade de Mogi das Cruzes, pais que têm filhos com necessidade educacionais especiais recebem apoio da Prefeitura Municipal, estes podem ser encaminhados para a APAE (Associação Paulista dos Pais e Amigos dos Excepcionais), Pró Escolar.
Antes de o aluno ser encaminhado para uma escola especial, este realiza na escola regular em que está matriculado a avaliação anamnese, para poder diagnosticar qual tipo de deficiência possui o grau da mesma.
Diagnosticado o tipo, será feita uma triagem com psicólogo da instituição, e o mesmo definirá qual tipo de tratamento poderá ser realizado, a família do aluno passa por consultas, recebem apoio dos especialistas para poderem aceitar a deficiência do filho e conviver com ela.
Na APAE o aluno receberá atendimento especializado, passará com psicólogos, neuros, pedagogos, assim, juntos poderão saber como trabalhar com este aluno.
O aluno aprende a vencer os obstáculos que são decorrentes da sua deficiência, faz trabalhos artesanais, e que no final de cada mês, ocorre a "Feira do Artesanato", no qual as peças confeccionadas pelos alunos são vendidas, e o valor arrecadado com as vendas é revertido para melhorias da instituição para melhor atender os alunos que estão matriculados.
Na APAE há casos em que os alunos passam o dia todo na instituição, dependendo do grau da deficiência, caso contrário, podem frequentar uma escola regular que complemente o seu desenvolvimento.
A instituição recebe apoio da Prefeitura Municipal, aceita doações da comunidade local, realizam eventos para arrecadar verbas para os investimentos da mesma.
No PRÓ ESCOLAR, o aluno é encaminhado para uma triagem depois da avaliação anamnese feita na escola em que está matriculado, e junto com psicólogos, pedagogos, neuros é feita uma avaliação para ver qual procedimento a ser tomado para a deficiência que tem, os familiares do mesmo também recebem apoio, realizam avaliações, entrevistas, para juntos poderem dar um melhor atendimento ao aluno que é  portador de deficiência.
Sendo assim, a população tem o apoio da Prefeitura, de instituições que podem ajudá-las a conviverem, a entenderem e trabalharem com as deficiências, visando o desenvolvimento pleno de seus filhos.

"Declaração de Salamanca"

 
* Toda criança tem direito fundamental à educação, devendo atingir e manter o nível adequado de aprendizagem.

* Toda criança possui suas próprias características, interesses, habilidades.

* Criança com necessidades educacionais especiais devem ter acesso à escola regular, em que a Pedagogia deve estar centrada na criança, satisfazendo suas necessidades.

* Existem milhões de adultos com deficiências e sem acesso à educação básica, principalmente em regiões em fase de desenvolvimento.

* É importante a formação de todos os professores no processo de escolas inclusivas. A figura do professor serve como modelo para as crianças portadoras de deficiência têm se tornado mais reconhecida.

* Pessoas portadoras de deficiências deveriam receber atenção especial quanto ao desenvolvimento nos programas de educação de adultos.

* Pais de crianças com necesidades educacionais especiais necessitam de apoio para que possam assumir os papéis de pais.

* Deve-se apoiar as escolas que desejam promover uma educação inclusiva e projetos em algumas áreas adquirindo assim, o conhecimento necessário para a expansão.

Fonte: Lei nº21/2008, de 12 de Maio ( alteração do Decreto-lei nº 3/2008) 

"Para Lembrar!"


















Toda criança tem o direito de estudar, praticar esportes, estar perto de quem a ama.
Por isso, é bom saber:

Artigo 3 - Toda criança e adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, assegurando-lhes por lei, todas as oportunidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade.

Artigo 4 - É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do Poder Público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familar e comunitária.

Artigo 11
 § 1º A criança e o adolescente portadores de deficiência receberão atendimento especializado.
§    2º  O Poder Público deve fornecer gratuitamente àqueles que necessitarem de medicamentos, próteses e outros recursos relativos ao tratamento, habilitação ou reabilitação.

Artigo 18 - É dever de todos velar pela dignidade da criança e do adolescente, pondo-os a salvo de qualquer tratamento desumano, violento, vexatório ou constrangedor.

Fonte: Lei nº 8069, de 13 de julho de 1990. 

"Desafios da Escola"

No ambiente escolar podemos perceber os temas transversais tais como: orientação sexual, violência, escola-família, entre outros.
O desafio do educador é saber misturar todos esses temas sem o isolarem um do outro. Este deve saber descobrir os saberes que chegam fora dos muros da escola, que são os saberes familiares.
O professor é desafiado a todo o momento a lidar com improvisos que chegam ao ambiente escolar.
Segundo a autora Nilda Alves, há professores que pensam que não existe vida fora da escola, mas sim, que eles (professores) esperam que os alunos tragam de casa algum conhecimento, e esse conhecimento prévio irá auxiliar no desenvolvimento do aluno em sala de aula.
É importante que haja uma participação da família na escola, que acompanhem o desenvolvimento dos filhos. O educar é papel tanto da família como da escola complementar essa educação, ambos precisam estar conectados, pois a partir da aproximação da família na vida escolar do filho, que este passará a se motivar em querer aprender sempre mais. Mas muitas vezes, esse acompanhamento não ocorre, pois existem famílias diferentes no contexto cultural, ocorrendo então, uma violência simbólica.
Os temas transversais têm como objetivo inserir o aluno no currículo escolar, fazendo com que perceba como agentes de pessoas. Eles podem chegar por meio de projetos voltados para explorá-los, esse é o desafio dos temas transversais.

"Inclusão: hora de aprender"

      
                                                                          Fonte: pedagogiaaopedaletra.com

A educação inclusiva é um dos desafios do sistema educacional e com ele vem o desafio de garantir aos alunos a aprendizagem.
A escola não pode só acolher os portadores de necessidades educacionais especiais, deve também promover a interação social com outras crianças e lecionar para elas.
Os professores que atendem esses alunos devem ter um apoio educacional, permitindo-lhes que trabalhem em conjunto com os especialistas. Mas para que essa mudança ocorra, as redes de ensino devem se estruturem adequadamente, oferecer materiais de apoio pedagógico aos professores. O mesmo deve questionar, ir à busca dessa nova função que lhe coube e lutar pelos recursos necessários para a sua aula.
As escolas não podem apenas matricular os alunos com necessidades educacionais especiais para dizerem que são escolas inclusivas, é preciso garantir a esses alunos condições de aprendizagem.
Os alunos na sala de aula podem auxiliar o professor como se fossem assistentes desses alunos com necessidades educacionais especiais, ajudando-os a se deslocarem pela sala de aula e pela a escola, e também nas atividades de leitura e escrita, e juntos poderão se desenvolver melhores.
Não existe um manual de instrução que dê resultados na escola inclusiva, cabe à equipe escolar se unirem para promover uma aprendizagem com resultados satisfatórios.
As escolas inclusivas recebem apoio de órgãos que acompanham o processo de aprendizagem. Os professores recebem capacitação para poderem trabalhar com alunos que apresentem algum tipo de deficiência.
Pais de alunos com deficiência visual também podem ser acompanhados e receberem apoio das escolas, realizando cursos de libras e braile que são oferecidos nas escolas inclusivas.
Toda equipe escolar de uma escola inclusiva recebem capacitações no que diz respeito à inclusão, passando por todas as séries, desde a educação infantil até o ensino fundamental e médio caso a escola atenda, assim, desde cedo aprendem a valorizar a diversidade, desenvolvendo habilidades importantes para o convívio social.
O professor precisa ser criativo e ter boa vontade em lecionar alunos com deficiência, sobretudo, gostar do que faz. Assim, o trabalho com eles derá resultados que compense qualquer barreira que encontrar pelo caminho.
As escolas inclusivas recebem verbas do governo para a compra de materiais adequados, oferecerem uma estrutura física adequada para criar a acessibilidade aos alunos portadores de necessidades educacionais especiais.
É importante que as escolas tenham parceiros que acreditem em seu valor, mesmo com poucos recursos disponíveis e com pouca estrutura, pode-se fazer muita coisa.
O que todo mundo precisa ter em mente, é que é possível ensinar a todos, basta escolher o melhor caminho a seguir, e se por algum motivo não ter certo, voltar e começar por outro meio que os estimule, e nunca desistir frente aos obstáculos que surgirem no decorrer do caminho.

"Inclusão é Diversidade"



Logo que nos deparamos com esses olhos, ficamos apreensivos, com medo de não conseguirmos realizar a tarefa que nos foi concedida.
Mas com muita dedicação, com muitos obstáculos que cruzam em nossos caminhos, conseguimos conquistar a confiança deles e eles à nossa. E assim, realizamos um trabalho que dê bons frutos.
E qual coração que não se desmancha quando dizem "EU AMO VOCÊ"? Não tem explicação, só quem trabalha com elas, que convive´, é que podem explicar essa sensação.
Muitos dizem que elas são especiais, mas na verdade, quem trabalha e convivem, com elas é que são especiais.
Deus escolhe cada um de seus filhos como se fossem únicos, e em cada um há um dom. E às essas pessoas que cuidam desse ser humano, Deus deu o dom de compartilhar todo o amor que há em seu coração.
Nenhum ser humano é igual ao outro, devemos saber respeitar as diferenças de cada um.
Por isso, convido a todos a navegarem nesse mundo cheio de certezas e incertezas que nos trazem muitas surpresas no final.

"Comentário da intervenção do Professor João Cardoso Palma Filho"

Para o autor, os ciclos e a progressão continuada são questões antigas, mas que sempre vem à tona na área da educação.
Existem professores que são contra e outros que são a favor dos métodos ciclos e progressão continuada.
Segundo o autor, para implatá-los as escolas precisam serem organizadas, terem estrutura física adequada para acolherem quem adentrar nela. Os professores devem serem capacitados, terem uma formação continuada, se atualizarem com as reformas da educação, serem valorizados pela sociedade. Os supervisores de ensino precisam estarem  atentos e presentes no cotidiano escolar. Todas essas ações precisam serem planejadas em conjunto, pela equipe escolar, assim, obterá resultados satisfatórios no decorrer do ano letivo.
Pode parecer impossível de acontecer, mas se tiver vontade de mudar, lutar pelos recursos que são disponíveis a todos, podemos fazer da escola um ambiente de transformação, indo em busca de uma educação de qualidade.

"Comentário da intervenção da Professora Elba Siqueira de Sá Barreto"

Segundo a autora, os ciclos tinham como propósito garantir a todos os indivíduos o acesso à educação previstos para o ensino obrigatório, sem a interrupção ou reprovação dos mesmos. Com isso, oferecia uma educação de qualidade a todos.
A introdução dos ciclos no Ensino Fundamental não representou mudanças nas escolas, mas sim, uma profunda  mudança para implantá-lo no sistema educacional, pois faltava estrutura física, professores capacitados para lecionar.
Há escolas que adotam os dois métodos educacionais "ciclos" e a "progressão continuada (séries)", não se pode saber quantas são ao total. O que se sabe é que existe uma grande maioria de alunos que estão matriculados no regime seriado no Ensino Fundamental.
No estado de São Paulo a implementação dos ciclos nas escolas do Ensino Fundamental ocorreu no ano de 1992, em que abrangeu todas as escolas municipais do estado. No ano de 1997 até 2000, ocorreu mudanças na organização dos ciclos, eles passam a ter duração de dois anos e não mais de quatro anos como no início, e o aluno pode ser reprovado ao final de cada ciclo.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Poema "A Escola"





Fonte:tonomundo.org.br
           Eu não sou grande, mas posso dizer
           Que a escola, é um pedacinho de você
           Com as professoras pude aprender
           As cores da amizade, o que elas querem dizer

           Vem meu amigo, vem pra cá nos ajudar
           Com todos colaborando vai ser fácil planejar
           A escola é de todos, devemos cuidar
           Não podemos destruir nosso segundo lar

           Nela podemos aprender e fazer grandes descobertas
           Só basta ter boa vontade
           Depois que saímos dela, levamos na bagagem
           Grandes amizades que vão sempre nos acompanhar

quinta-feira, 2 de junho de 2011

"Reflexão sobre séries e ciclos"

   Tanto os "ciclos" como a "progressão continuada - séries" são questões bem antigas a serem discutidas, mas sempre vem á tona na área da educação, há educadores que são contra os ciclos e a progressão continuada, mas há outros que são a favos, as questões se divergem.
   A ideia fundamental do Ciclo é garantir aos alunos um reforço num momento em que apresentaram alguma dificuldade, recebem apoio de um conjunto técnico de professores. Acolhe os alunos para que estes sigam aprendendo na progressão continuada.
   O Ciclo servia como a oportunidade do indivíduo que não podia estudar, ele era matriculado na escola entrava e saía da mesma. Tinha a duração de dois anos, era mais conhecido como o Ciclo Básico.
   Quando foi implatado Ciclo, as escolas não tinham a estrutura física adequada. No primero momento todo mundo foi colocado dentro das salas de aula, mas os professoresnão estavam preparados para a superlotação em sala, pois cada sala tinha 40 alunos, os professores não tinham a formação adequada para lecionar um número grande de alunos.
   A Progressão Continuada - Séries se constitue como uma política com caráter transformador, voltada para o aprendizado do aluno, é um processo contínuo, em que o aluno passa por todas as séries.
   A escola deve oferecer aos alunos uma educação com qualidade. Cada escola é única, uma não será igual as outras escolas.
   As escolas atuais ainda não estão preparadas para as mudanças que vem ocorrendo na área da educação, nota-se esse resultado nas avaliações realizadas nas escolas pelo MEC, em que para se chegar aonde se deseja, é necessário percorrer um longo caminho até atingir o objetivo proposto.
   As escolas precisam serem bem organizadas, as salas de aula devem ter o número exato de alunos sem ultrapassar a quantia, para que não ocorra a superlotação, ter professores alfabetizadores, estes devem serem valorizados pela sociedade, a escola deve oferecer aos professores materiais de apoio pedagógico adequados, oferecer aos professores programas de formação contínua, terem um remuneração adequada, oferecer plano de carreira a esses profissionais.
   Tudo deve ser pensado em conjunto, se cada prefeitura adotar esse pacote, a educação poderá enriquecer. 
   A mudança não ocorrerá de uma hora para outra, leva-se tempo, mas não é uma coisa que seja impossível de acontecer, bastar ter vontade para conseguirmos transformá-la.


"Cenário da Diversidade"


Fonte: blogdatolerancia.blogspot.com

Todo ser humano é diferente uns dos outros e cada um tem suas próprias qualidades dadas por Deus.
Não podemos exigir que sejam parecidas conosco e nem tampouco que tenham as nossas qualidades. Se quisermos que sejam parecidas conosco, acabaremos fazendo com que sofram, e no fim, não serão o que queríamos que fossem, acabando não fazendo o que faziam tão bem quanto antes.
Saber respeitar as diferenças é poder amar as pessoas como elas realmente são. O mundo é voltado para as tecnologias, cada vez mais podemos descobrir coisas novas, e a cada dia que passa, estamos nos afastando mais das pessoas, independente do sexo.
Muitas empresas, escolas estão realizando programas que estimulem a diversidade, pois os diferentes se juntarmos somam bastante, mas ainda encontramos barreiras pelo caminho para poder transpô-la, mas devemos ser persistentes no nosso objetivo, pois no fim, todos tem a ganhar com a diversidade.