domingo, 29 de maio de 2011

" A relação da criança no espaço escolar: físico e pedagógico"



                                                            Fonte:unidosdapaineira.blogspot.com





O espaço escolar deve ser projetado pensando no bem estar dos alunos, de forma ampla, para que o aprendizado do aluno ocorra de forma prazerosa durante o processo de aquisição linguagem.
Crianças que convivem em um espaço em que tenham liberdade para poderem explorar os ambientes, se desenvolvem mais rápidas, o seu raciocínio lógico se abrange com mais facilidade, pois a partir do convívio e da interação com crianças da mesma faixa etária, e tendo um espaço que propicie essa troca de informações e ensinamentos espontâneos,  eles se desenvolverão com antinomia confiança em todas as etapas do processo de ensino.
Na sala de aula, é o lugar em que as crianças passam a maior parte do tempo quando estão na escola, o professor pensando nisso, deve fazer deste espaço, um ambiente em que os alunos se sintam motivados a aprenderem, a explorá-lo. Os materiais pedagógicos precisam estar ao alcance dos pequenos, para que estes desde cedo adquiram a autonomia de poderem escolher os brinquedos que mais lhes chamam a atenção para as suas brincadeiras, sempre com a supervisão do professor, para que não venham a se machucarem. Assim como também, os materiais escolares, estes devem estar em uma altura de fácil acesso, sempre se preocupando para que não se machuquem quando forem pegá-los.
O professor deve se preocupar também, na forma como receberá os alunos na sala de aula, esta precisa conter figuras que despertem a curiosidade dos pequenos, que despertem o interesse de novas descobertas. A sala de aula deve ser organizada de forma que os alunos se sintam acolhidos pelo professor, que eles possam se sentirem bem durante sua  permanecia no ambiente, e não presos em gaiolas, sem liberdade para mover-se  de um espaço ao outro.
Deve-se levar em conta os espaços externos da escola, para que os alunos em suas brincadeiras possam se locomover facilmente sem se machucarem com algum obstáculo que possa surgir no caminho, leva-se em conta também, alunos que tenham alguma dificuldade de locomoção, podendo ser construída rampas de acesso para eles.
A equipe escolar precisam ficar atentos a estes detalhes, pois é a partir deles que a aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos acontecem, de forma que, os resultados serão positivos.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário