quarta-feira, 8 de junho de 2011

"Comentário da intervenção da Professora Elba Siqueira de Sá Barreto"

Segundo a autora, os ciclos tinham como propósito garantir a todos os indivíduos o acesso à educação previstos para o ensino obrigatório, sem a interrupção ou reprovação dos mesmos. Com isso, oferecia uma educação de qualidade a todos.
A introdução dos ciclos no Ensino Fundamental não representou mudanças nas escolas, mas sim, uma profunda  mudança para implantá-lo no sistema educacional, pois faltava estrutura física, professores capacitados para lecionar.
Há escolas que adotam os dois métodos educacionais "ciclos" e a "progressão continuada (séries)", não se pode saber quantas são ao total. O que se sabe é que existe uma grande maioria de alunos que estão matriculados no regime seriado no Ensino Fundamental.
No estado de São Paulo a implementação dos ciclos nas escolas do Ensino Fundamental ocorreu no ano de 1992, em que abrangeu todas as escolas municipais do estado. No ano de 1997 até 2000, ocorreu mudanças na organização dos ciclos, eles passam a ter duração de dois anos e não mais de quatro anos como no início, e o aluno pode ser reprovado ao final de cada ciclo.

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