quarta-feira, 8 de junho de 2011

"Parceria com ONGs"




Na cidade de Mogi das Cruzes, pais que têm filhos com necessidade educacionais especiais recebem apoio da Prefeitura Municipal, estes podem ser encaminhados para a APAE (Associação Paulista dos Pais e Amigos dos Excepcionais), Pró Escolar.
Antes de o aluno ser encaminhado para uma escola especial, este realiza na escola regular em que está matriculado a avaliação anamnese, para poder diagnosticar qual tipo de deficiência possui o grau da mesma.
Diagnosticado o tipo, será feita uma triagem com psicólogo da instituição, e o mesmo definirá qual tipo de tratamento poderá ser realizado, a família do aluno passa por consultas, recebem apoio dos especialistas para poderem aceitar a deficiência do filho e conviver com ela.
Na APAE o aluno receberá atendimento especializado, passará com psicólogos, neuros, pedagogos, assim, juntos poderão saber como trabalhar com este aluno.
O aluno aprende a vencer os obstáculos que são decorrentes da sua deficiência, faz trabalhos artesanais, e que no final de cada mês, ocorre a "Feira do Artesanato", no qual as peças confeccionadas pelos alunos são vendidas, e o valor arrecadado com as vendas é revertido para melhorias da instituição para melhor atender os alunos que estão matriculados.
Na APAE há casos em que os alunos passam o dia todo na instituição, dependendo do grau da deficiência, caso contrário, podem frequentar uma escola regular que complemente o seu desenvolvimento.
A instituição recebe apoio da Prefeitura Municipal, aceita doações da comunidade local, realizam eventos para arrecadar verbas para os investimentos da mesma.
No PRÓ ESCOLAR, o aluno é encaminhado para uma triagem depois da avaliação anamnese feita na escola em que está matriculado, e junto com psicólogos, pedagogos, neuros é feita uma avaliação para ver qual procedimento a ser tomado para a deficiência que tem, os familiares do mesmo também recebem apoio, realizam avaliações, entrevistas, para juntos poderem dar um melhor atendimento ao aluno que é  portador de deficiência.
Sendo assim, a população tem o apoio da Prefeitura, de instituições que podem ajudá-las a conviverem, a entenderem e trabalharem com as deficiências, visando o desenvolvimento pleno de seus filhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário