quinta-feira, 2 de junho de 2011

"Reflexão sobre séries e ciclos"

   Tanto os "ciclos" como a "progressão continuada - séries" são questões bem antigas a serem discutidas, mas sempre vem á tona na área da educação, há educadores que são contra os ciclos e a progressão continuada, mas há outros que são a favos, as questões se divergem.
   A ideia fundamental do Ciclo é garantir aos alunos um reforço num momento em que apresentaram alguma dificuldade, recebem apoio de um conjunto técnico de professores. Acolhe os alunos para que estes sigam aprendendo na progressão continuada.
   O Ciclo servia como a oportunidade do indivíduo que não podia estudar, ele era matriculado na escola entrava e saía da mesma. Tinha a duração de dois anos, era mais conhecido como o Ciclo Básico.
   Quando foi implatado Ciclo, as escolas não tinham a estrutura física adequada. No primero momento todo mundo foi colocado dentro das salas de aula, mas os professoresnão estavam preparados para a superlotação em sala, pois cada sala tinha 40 alunos, os professores não tinham a formação adequada para lecionar um número grande de alunos.
   A Progressão Continuada - Séries se constitue como uma política com caráter transformador, voltada para o aprendizado do aluno, é um processo contínuo, em que o aluno passa por todas as séries.
   A escola deve oferecer aos alunos uma educação com qualidade. Cada escola é única, uma não será igual as outras escolas.
   As escolas atuais ainda não estão preparadas para as mudanças que vem ocorrendo na área da educação, nota-se esse resultado nas avaliações realizadas nas escolas pelo MEC, em que para se chegar aonde se deseja, é necessário percorrer um longo caminho até atingir o objetivo proposto.
   As escolas precisam serem bem organizadas, as salas de aula devem ter o número exato de alunos sem ultrapassar a quantia, para que não ocorra a superlotação, ter professores alfabetizadores, estes devem serem valorizados pela sociedade, a escola deve oferecer aos professores materiais de apoio pedagógico adequados, oferecer aos professores programas de formação contínua, terem um remuneração adequada, oferecer plano de carreira a esses profissionais.
   Tudo deve ser pensado em conjunto, se cada prefeitura adotar esse pacote, a educação poderá enriquecer. 
   A mudança não ocorrerá de uma hora para outra, leva-se tempo, mas não é uma coisa que seja impossível de acontecer, bastar ter vontade para conseguirmos transformá-la.


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