quarta-feira, 8 de junho de 2011

"Desafios da Escola"

No ambiente escolar podemos perceber os temas transversais tais como: orientação sexual, violência, escola-família, entre outros.
O desafio do educador é saber misturar todos esses temas sem o isolarem um do outro. Este deve saber descobrir os saberes que chegam fora dos muros da escola, que são os saberes familiares.
O professor é desafiado a todo o momento a lidar com improvisos que chegam ao ambiente escolar.
Segundo a autora Nilda Alves, há professores que pensam que não existe vida fora da escola, mas sim, que eles (professores) esperam que os alunos tragam de casa algum conhecimento, e esse conhecimento prévio irá auxiliar no desenvolvimento do aluno em sala de aula.
É importante que haja uma participação da família na escola, que acompanhem o desenvolvimento dos filhos. O educar é papel tanto da família como da escola complementar essa educação, ambos precisam estar conectados, pois a partir da aproximação da família na vida escolar do filho, que este passará a se motivar em querer aprender sempre mais. Mas muitas vezes, esse acompanhamento não ocorre, pois existem famílias diferentes no contexto cultural, ocorrendo então, uma violência simbólica.
Os temas transversais têm como objetivo inserir o aluno no currículo escolar, fazendo com que perceba como agentes de pessoas. Eles podem chegar por meio de projetos voltados para explorá-los, esse é o desafio dos temas transversais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário