quarta-feira, 8 de junho de 2011

"Inclusão: hora de aprender"

      
                                                                          Fonte: pedagogiaaopedaletra.com

A educação inclusiva é um dos desafios do sistema educacional e com ele vem o desafio de garantir aos alunos a aprendizagem.
A escola não pode só acolher os portadores de necessidades educacionais especiais, deve também promover a interação social com outras crianças e lecionar para elas.
Os professores que atendem esses alunos devem ter um apoio educacional, permitindo-lhes que trabalhem em conjunto com os especialistas. Mas para que essa mudança ocorra, as redes de ensino devem se estruturem adequadamente, oferecer materiais de apoio pedagógico aos professores. O mesmo deve questionar, ir à busca dessa nova função que lhe coube e lutar pelos recursos necessários para a sua aula.
As escolas não podem apenas matricular os alunos com necessidades educacionais especiais para dizerem que são escolas inclusivas, é preciso garantir a esses alunos condições de aprendizagem.
Os alunos na sala de aula podem auxiliar o professor como se fossem assistentes desses alunos com necessidades educacionais especiais, ajudando-os a se deslocarem pela sala de aula e pela a escola, e também nas atividades de leitura e escrita, e juntos poderão se desenvolver melhores.
Não existe um manual de instrução que dê resultados na escola inclusiva, cabe à equipe escolar se unirem para promover uma aprendizagem com resultados satisfatórios.
As escolas inclusivas recebem apoio de órgãos que acompanham o processo de aprendizagem. Os professores recebem capacitação para poderem trabalhar com alunos que apresentem algum tipo de deficiência.
Pais de alunos com deficiência visual também podem ser acompanhados e receberem apoio das escolas, realizando cursos de libras e braile que são oferecidos nas escolas inclusivas.
Toda equipe escolar de uma escola inclusiva recebem capacitações no que diz respeito à inclusão, passando por todas as séries, desde a educação infantil até o ensino fundamental e médio caso a escola atenda, assim, desde cedo aprendem a valorizar a diversidade, desenvolvendo habilidades importantes para o convívio social.
O professor precisa ser criativo e ter boa vontade em lecionar alunos com deficiência, sobretudo, gostar do que faz. Assim, o trabalho com eles derá resultados que compense qualquer barreira que encontrar pelo caminho.
As escolas inclusivas recebem verbas do governo para a compra de materiais adequados, oferecerem uma estrutura física adequada para criar a acessibilidade aos alunos portadores de necessidades educacionais especiais.
É importante que as escolas tenham parceiros que acreditem em seu valor, mesmo com poucos recursos disponíveis e com pouca estrutura, pode-se fazer muita coisa.
O que todo mundo precisa ter em mente, é que é possível ensinar a todos, basta escolher o melhor caminho a seguir, e se por algum motivo não ter certo, voltar e começar por outro meio que os estimule, e nunca desistir frente aos obstáculos que surgirem no decorrer do caminho.

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